terça-feira, maio 10, 2011

ANESTESIA RAQUI OU RAQUIANESTESIA

Estou para me submeter a uma cirurgia relativamente simples, uma cirurgia reconstrutiva do joelho.
O procedimento em si não me preocupa muito, afinal é muito comum e não envolve órgãos vitais, apenas o meu sistema locomotor, mais tudo bem.
O que realmente estava me dando medo é passar pelo procedimento de anestesia geral, ou a tal da "raqui". Aí sim não parava de pensar nisso e estava sempre perguntando para pessoas que passaram por isso, exceto as grávidas pois parece que tem que encarar a agulha acordadas. Pelo que havia apurado os médicos fazem uma sedação antes de aplica a raquiana. Bom, eu ainda não fui operado, mas achei uma matéria na net, um testemunho muito bom e detalhado, de uma pessoa que passou pela experiência. Espero que ajude a outras pessoas.
  • Lembrando que não sou o autor, portanto não adianta me perguntar nada sobre isso, poste no site do autor.
  • E outra coisa, nem eu nem a pessoa que escreveu isso são formados em medicina, portanto serve apenas para tranqüilizar pessoas que como eu, devem se submeter pelo procedimento. o ideal é conversar com seu médico sobre todas as suas dúvidas.
Vou transcrever aqui com os devidos créditos, site http://wordpress.com/:
Link abaixo
http://mrspaceman.wordpress.com/2008/12/01/raquianestesia-i/
"

Tudo que você queria saber sobre RAQUIANESTESIA mas tinha medo de perguntar!

Uns tempos atrás tive de passar por uma pequena cirurgia. Era algo simples e que eu não fiquei nem um pouco preocupado sobre ela em si – o que me deixava receoso na verdade era a anestesia que eu ia tomar.

A tal anestesia que me deixou cabreiro era a Raquianestesia. Ela é aplicada nas costas, bem dentro da coluna, e deixa insensível da cintura pra baixo. A anestesia em si é bem eficaz – não deixa você sentir absolutamente nada. Podem estar te cerrando ao meio que você não vai perceber – e isso é bom (não sentir nada.. não ser cerrado)!

Você acha muita coisa sobre como ela funciona na internet – Wikipedia, Anestesiologia.com.br, … – mas a maioria dá a visão de como ela é aplicada, funciona e possíveis efeitos colaterais, mas de um modo mais técnico. Difícil achar fontes de pessoas que tomaram uma dessas e escreveram como foi o resultado. Por que isso? Será que todos morreram? Não… ainda bem que não, e eu estou aqui escrevendo porque não morri, não fiquei com nenhuma sequela permanente e estou (ainda mais) pronto pra passar por outra se algum dia for preciso. Por causa disso, dessa dificuldade de encontrar testemunhos para acalmar um pouco quem vai passar por isso e está ansioso, como eu estava, vou dizer aqui como que é o processo e os cuidados pra se tomar uma dessas.

Primeira coisa a ter em mente é a preparação. Para que você não tenha nenhum problema é importante um jejum *total* de pelo menos 12 horas. Eu fiquei umas 15 horas sem comer, mas porque minha cirurgia atrasou um pouquinho. O *total* que enfatizei significa não comer e não beber nada! Nem água… nada nada nada. Isso acho que é para qualquer anestesia (menos as locais). Uma vez tomei uma geral quando era criança para colocar um osso no lugar, e quando acordei vomitei muito. Portanto, lembre-se disso: Não comer ou beber nada nas 12 horas que antecedem a anestesia.

*IMPORTANTE* – procure ir no banheiro esvaziar a bexiga antes de tomar a anestesia. A raquianestesia ‘trava’ a saída da bexiga, e é bem difícil de conseguir urinar enquanto ela está fazendo efeito. Se sua bexiga ficar doendo antes de você conseguir urinar sozinho, irão introduzir uma sonda pela sua uretra pra poder liberar a passagem. Não se preocupe que isso também não dói… você fica aliviado e não sente o caninho que entrou pela uretra. Mas mesmo assim – eu acho que é melhor tentar ir pra cirurgia com a bexiga vazia e depois ir no banheiro normalmente quando o efeito passar.

Ok. Estamos em jejum por pelo menos 12 horas. Nos botaram na maca deitados e vamos sendo empurrados pra sala de cirurgia! É uma sensação esquisita te levarem empurrado numa maca pro centro cirúrgico, mas é assim mesmo. Você, mesmo que esteja bem, não chega lá andando e deita onde vai fazer a cirurgia. Chegando lá eles te transferem da maca pra mesa de cirurgia e começam os preparativos. O médico chega, dá um alô, bate um papinho pra descontrair e daí chega o anestesista. Primeira coisa eles te colocam um soro na veia. Depois de colocado o soro, eles aplicam dentro do caninho dele um remédio que te deixa bêbado. Daí depois disso você acompanha as coisas meio grogue.

Após te deixarem zonzo, o levantam de lado e aplicam a anestesia. Nesse momento você não sente absolutamente nada. Não sei se te dão uma anestesia local antes da anestesia no mesmo lugar onde eles vão aplicar ela ou se já dão a raqui direto. Eu sinceramente não lembro dessa parte. Tinha hora que eu tentava falar e não conseguia direito… é realmente uma sensação de ficar bêbado. Depois de aplicada a anestesia então você percebe que não está mais sentindo do umbigo pra baixo.

*DIZEM QUE* – a raquianestesia tem como efeito colateral uma dor de cabeça que ocorre porque vaza um pouco do líquido de dentro da coluna pelo buraco onde aplicam a anestesia. Por isso, recomenda-se que evite ficar levantando a cabeça ou mexendo. Se estiver curioso e quiser ver espiando, tente fazer isso apenas movendo os olhos. Não erga a cabeça ou fique virando ela. Evite movimentos. Mesmo que seja boato, evite… a não ser que seu médico diga que não tem problema…. confie mais nele que nos boatos.

O interessante sobre não sentir as partes de baixo é que não é uma sensação estranha. Pensei que seria algo esquisito como se tivesse sido decepado, mas não é isso. Na sua cabeça é como se estivesse tudo normal, mas se você tocar na sua perna você não vai sentir nada. Nos seus sentidos, é como se as suas pernas estivessem todo o tempo na mesma posição que você sentiu elas por último. Fica essa sensação ‘congelada’ no cérebro. Podem jogar suas pernas de lado, abaixar elas, torcer… não importa. É como se elas estivessem no mesmo lugar de quando você deixou elas da última vez.

Tá. Depois de feito o que deve ser feito, te colocam de volta na maca e levam você pra um lugar de recuperação. Você fica por lá até a anestesia começar a passar. Nesse meio tempo ficam medindo sua pressão arterial e monitorando os batimentos constantemente. Deve dar entre uma e duas horas o tempo que você fica lá, esperando pra voltar pro quarto. Quando você começa a recuperar os movimentos, aí sim te levam de volta para o quarto…

De volta ao quarto vão te colocar mais soro, medicação e tudo mais. A anestesia vai passando. Você começa a conseguir mexer as pernas e aos poucos, bem aos poucos, vai recuperando a sensibilidade. A última parte que parece acordar mesmo é a bexiga. Mesmo depois de estar se movendo parece que a bexiga se recusa a funcionar e deixar a urina sair. Se não estiver aguentando, avise as enfermeiras e te introduzirão uma sonda pra você conseguir – mas melhor se você conseguir se esvaziar sozinho. Se não tiver problema pra você, urine deitado ainda se o efeito da anestesia não acabou de passar. Caso queira ficar em pé primeiro sente na cama e fique um pouco nessa posição. Se você se levantar de repente pode dar tontura! Eu me levantei mesmo com as pernas meio bambas ainda e não deu outra – tive de voltar pra cama rapidinho porque minha visão foi escurecendo e bateu a tontura. Na segunda tentativa eu me sentei na cama, fiquei lá um pouco e daí depois sim me levantei. Aí sim consegui ir ao banheiro, ficar em pé e tudo mais.

Se você ficar com dor de cabeça, avise seu médico. Eu não avisei, deixei passar sozinho – demorou 4 dias pra passar completamente – mas ele me disse que a dor de cabeça passa se você tomar um soro com corticóide no pronto socorro. Eu recomendo que, caso sinta dor de cabeça, avise seu médico ao invés de ser um cabeça dura e ficar sofrendo à toa. A dor de cabeça começou quase dois dias depois de eu ter tomado a anestesia e só foi passar completamente uns 6 dias depois que começou… no último dia só doía quando eu balançava, mas mesmo assim depois desses 4 dias, mesmo sem dor, fiquei meio “aéreo” por uns 2 dias. Lá pro segundo dia da dor de cabeça fiquei com medo de que ficaria com essa sequela pra sempre, mas ainda bem que passou sem maiores problemas…

Resumindo a experiência em tópicos:

1. Jejum de comida e líquidos por 12 horas
2. Tente ir no banheiro pouco tempo antes da cirurgia para não sentir vontade de urinar tão cedo.
3. Depois de tomar a anestesia, evite mexer a cabeça, não sei se é verdade isso, mas não custa nada evitar.
4. Antes de se levantar (se você puder se levantar) fique um bom tempo sentado, depois fique em pé perto da cama. Não saia andando pra não ficar com tontura.
5. Caso dê dor de cabeça, avise seu médico. No pior dos casos você vai passar entre 3 e 7 dias com enxaqueca. "