sexta-feira, agosto 12, 2011

Cirurgia no Joelho parte II

Próxima segunda-feira, dia 15 de agosto completam 2 meses que me submeti a uma cirurgia artroscópica no joelho esquerdo. Devido a um tombo que levei no trabalho, eu caí de uma altura de menos de 2 metros, porém caí desequilibrado e em cima de uma perna só. Resultado, tive vários edemas, rompimento de uma parte do menisco, outras coisas mais que estão lá no laudo da ressonância magnética e rompi o ligamento cruzado anterior, esse que foi o grande problema.

Já descrevi aqui como foi a cirurgia, que no meu caso não tinha como evitar. Após 3 longos meses de fisioterapia, o acidente foi no dia 28 de março, plena segundona, umas 9:30h da manhã. Depois de vários exames e tratamentos eu estava "recuperado" pelo menos andava sem muletas e sem mancar, porém não tinha firmeza no joelho. Qualquer escorregão faria uma nova lesão, além do que não conseguiria andar em terrenos acidentados, e meu joelho doía muito ao subir ou descer uma simples ladeira. Caminhar na rua poderia trazer fortes dores a qualquer momento. Além do risco de novas lesões e a possibilidade de ficar com dificuldades em caminhadas em terrenos íngremes, resolvi que tinha que operar mesmo.
Essa foi minha primeira cirurgia. E espero que nunca mais precise operar nada, nem uma unha encravada.
Algumas pessoas me perguntam como foi o processo cirúrgico, se doí muito, se a recuperação é tranquila...
O que posso dizer é que no dia da operação não senti-se nada, o problema são os dias seguintes.
Eu entrei num dia para internar e saí umas 8 horas após recuperar as funções do corpo. Os médicos esperam que você consiga urinar, devido a anestesia. Horas depois eu já estava "normal", comia, bebia, dava risada, não setia nenhuma dor.
Já colocam gelo no joelho, e todo dia precisa por 3 vezes ao dia, prepare as formas na geladeira, pois serão muitos dias de gelo.
Um dia após a cirurgia você vai sentir muita dor, afinal o joelho foi aberto para poder retirar parte do menisco que estava rompido(não tenho nenhuma prótese ou pino no menisco, foi retirado apenas uma parte dele), e tenho parafuso e pino no fémur e tíbia(para fixação do novo ligamento, que é um enxerto do ligamento patelar). O médico me receitou analgésicos e anti-inflamatório(por 5 dias). Depois do 3º dia o joelho já não está doendo tanto, não quer dizer que 2 meses depois ele não vá dar umas dores estranhas. O processo é esse mesmo, quem quiser operar tem que saber que vai doer sim, não é nada insuportável, porém a dor constante me dava um pouco de náusea. Nos 2 primeiros dias quase não comi muito pois estava sempre enjoado devido a dor. Dormir também é complicado, pois a perna não podem mexer, então tem que ficar a noite toda numa posição só, eu dormia sempre de lado, com a perna operada por cima, com um travesseiro no meio.
No 2º dia voltei no médico para ele me examinar os pontos e trocar curativo, já passou sessões de fisioterapia a iniciar no 5º dia. Tem que andar com duas muletas para não por peso na perna Todo dia tem que trocar o curativo, minha esposa é que foi minha enfermeira. Sempre tomava banho e logo após limpeza e troca de curativos.
Com 5 dias de cirurgia voltei no médico, ele examina novamente os pontos, disse que estava ótimo, não precisava tomar nenhuma medicação. Apenas gelo (3 vezes ao dia) e muita fisioterapia.
A recuperação e o sucesso da cirurgia depende muito da pessoa, do pós operatório. Eu estou de licença médica até hoje, não estou trabalhando, não fico andando muito, nas primeiras semanas vc tem que fica o dia todo deitado ou sentado. Muitas pessoas que estão na fisioterapia não melhoram nunca, porque dizem que não conseguem ficar paradas o dia todo. Eu também achei isso horrível, o pior de tudo é ter que passar os dias parado, de preferencia sem mexer a perna.
Eu li muitos livros, passava quase o dia todo no sofá, colocando gelo, lendo, vendo tv, mas evitava levantar.
Minha esposa me ajudou muito nesse processo, assim como me ajuda até hoje em tudo. Deixava jarra dágua do lado, trazia as coisas pra mim etc. Tem que ser assim, senão corre o risco de lesionar o local e ter que repetir a cirurgia.
Eu só saía de casa para fisioterapia. No meu caso descia o elevador até a garagem, e de lá andava 50m até o Taxi que me deixava na porta da fisio e trazia para a garagem novamente.
Com 15 dias tirei os pontos, dos 9 pontos que levei nas incisão (são 2 furos pequenos, 4 cortes pequenos dos quais levei 1 ponto em 3 deles e 2 pontos em um lateral, no ligamento da patela onde foi tirado o enxerto foram 4 pontos). Tira uma muleta para começar a por peso na perna, aos poucos.
Passados 30 dias da cirurgia a perna está começando a desinchar mais, já começa a ter mobilidade e já treinamos andar sem as muletas. Eu comecei a fazer hidroterapia, ajuda a soltar mais a perna, melhorando os inchaços e dando força muscular, pois a perna fica um pouco atrofiada.
Hoje estou ainda fazendo fisio, já se passaram mais de 35 sessões no pós operatório, e um mês de hidroterapia. A perna já está quase toda desinchada, a marca dos pontos já vai sumindo, já consigo andar pra todo lado, não abusando muito senão a noite dói um pouco a perna.
A previsão de alta mesmo, para atividades mais pesadas como subir ou descer terrenos acidentados, que faz parte do meu trabalho, só terei essa liberdade com 4 meses de tratamento. Vou completar 2 meses e o médico liberou para serviços burocráticos, e olhe lá viu, pois esses dias fiquei algumas horas sentado na frente do micro para resolver umas coisas do trabalho e já senti dores no joelho. Falei com o médico e ele me disse que é normal, embora cada semana que passa vamos melhorando aos poucos, ainda existe um processo de cicatrização interno, e é demorado mesmo.
Para voltar a jogar bola ou coisas do tipo, só mesmo com 6 meses.
Acredito que daqui a uns 30 dias já posso voltar a trabalhar, tendo o cuidado de evitar grande esforços.

Após esses 4 meses de fisioterapia, o médico aconselha a fazer musculação. Acredito que para deixar a musculatura da coxa normal, pois ela está um pouco atrofiada, e deve ficar assim mais um tempo.

Quem realmente precisar operar, o jeito é encarar esse desafio com planejamento. Não adianta querer ficar fazendo muitas coisas logo após a intervenção pois só piora as coisas. Fisioterapia é chato pra caramba, mas não tem jeito, tem que fazer mesmo, todo dia.
Gelo depois de um tempo passa a ser um incomodo, mas tem que colocar 3 vezes ao dia.
É dureza, mas é bom estar avisado que com disciplina e paciência vai dando pra levar os dias.

Espero ter ajudado quem esteja com dúvidas sobre o procedimento!

3 comentários:

Vanessa disse...

Olá, passei para agradecer seu post. Passei por uma cirurgia semelhante à sua ha uma semana e estou ansiosa pela fisioterapia. Me tranquilizou demais. Boa noite.

Vanessa disse...

Olá, passei para agradecer seu post. Passei por uma cirurgia semelhante à sua ha uma semana e estou ansiosa pela fisioterapia. Me tranquilizou demais. Boa noite.

Fernando F Almofrey disse...

Vanessa, fico feliz que tenha ajudado de alguma forma, minha única intenção nesse blog é essa mesma. Atualmente meu trabalho e outros projetos de vida me tomam demais meu tempo, então pouco venho aqui.
Obrigado pelo comentário.