sexta-feira, agosto 12, 2011

Cirurgia no Joelho parte II

Próxima segunda-feira, dia 15 de agosto, completam 2 meses que me submeti a uma cirurgia artroscópica no joelho esquerdo. Devido a uma queda que levei no trabalho, caí de uma altura de aproximadamente um metro e meio,  porém caí desequilibrado e em cima de uma perna só. Resultado, tive vários edemas, rompimento de uma parte do menisco, outras coisas mais que estão lá no laudo da ressonância magnética e rompi o LCA - ligamento cruzado anterior, e esse que foi o grande problema.

Já descrevi aqui como foi a cirurgia, que no meu caso não tinha como evitar. Após 3 longos meses de fisioterapia, o acidente foi no dia 28 de março, plena segundona, umas 9:30h da manhã. Depois de vários exames e tratamento fisioterápico por um período de 2 meses, estava "recuperado", pelo menos andava sem muletas e sem mancar, porém não tinha firmeza no joelho esquerdo. Qualquer escorregão faria uma nova lesão, além de não conseguiria andar em terrenos irregulares, e meu joelho doía muito ao subir ou descer uma simples ladeira. Caminhar na rua poderia trazer fortes dores a qualquer momento, ao subir uma calçada mais alta. Além do risco de novas lesões e a possibilidade de ficar com dificuldades em caminhadas em terrenos íngremes, resolvi que tinha que operar mesmo.
Essa foi minha primeira cirurgia, e espero que nunca mais precise de outra, nem uma unha encravada.
Algumas pessoas me perguntam como foi o processo cirúrgico, se doí muito, se a recuperação é tranquila...

O que posso dizer é que no dia da operação não senti-se nada, o problema são os dias seguintes, ao menos os 3 dias subsequentes. Eu entrei num dia para internar e operar e saí umas 8 horas depois, após recuperar as principais funções fisiológicas. Os médicos esperam que você consiga urinar, devido a anestesia. Horas depois eu já estava "normal", comendo, bebendo, bem orientado, me sentia aliviado por não estar sentindo qualquer dor no corpo. Todo o pavor havia passado, não tinha mais aquele peso da cirurgia. Problema resolvido.
Assim que você acorda da anestesia, já está com uma bolsa de gelo no joelho, e todo dia precisa pôr 3 vezes ao dia, prepare as formas na geladeira, pois serão muitos dias de gelo. de 20 a 25 minutos por sessão. Mais que isso é ruim, pode lesionar, menos não é suficiente. Tem que aguentar uns 25 minutos.

Um dia após a cirurgia você vai sentir muita dor, afinal o joelho foi aberto para poder retirar parte do menisco que estava rompido e solto (não tenho nenhuma prótese ou pino no menisco, foi retirado apenas uma parte dele), e tenho parafuso e pino no fémur e tíbia (para fixação do novo ligamento, que é um enxerto do ligamento patelar). O médico me receitou analgésicos leves e anti-inflamatório (por 5 dias, não mais que isso) e gelo 3 x ao dia ou mais, nada de usar aquelas bolsas com gel, a recomendação foi pedras de gelo. O gelo pode ser utilizado várias vezes ao dia, sentiu dor, colocar gelo.

No 2º dia voltei no médico para ele me examinar os pontos e trocar o curativo. Nesta consulta já foi passada sessões de fisioterapia a iniciar no 5º dia. Ao caminhar tem que usar duas muletas, do tipo canadense (indicação do meu cirurgião), para não por peso na perna e não forçar os ombros. Todo dia tem que trocar o curativo, minha esposa é que foi minha enfermeira, ajudando com o processo, pois eu achava que não iria me sentir bem olhando a perna com os pontos. Sempre que tomava banho, logo depois fazia a sepsia e troca de curativos.

Depois do 3º dia o joelho já não está doendo tanto, não quer dizer que 2 meses depois ele não vá dar umas dores estranhas. O processo é esse mesmo, quem quiser operar tem que saber que vai doer sim, não é nada insuportável, porém a dor constante no primeiro dia me dava um pouco de náusea.  Nos 2 primeiros dias quase não comi muito pois estava sempre enjoado devido a dor. Dormir também é complicado, pois não pode mexer a perna, então tem que ficar a noite toda numa posição só, eu dormia sempre de lado, com a perna operada por cima, com um travesseiro no meio. Também pode-se dormir de decúbito dorsal, com um pequeno travesseiro na parte anterior do joelho. 

Com 5 dias de cirurgia voltei no médico, ele examina novamente os pontos, disse que estava ótimo, não precisava tomar nenhuma medicação. Apenas gelo (3 vezes ao dia) e muita fisioterapia.
A recuperação e o sucesso da cirurgia depende muito da pessoa, do pós operatório. Eu estou de licença médica até hoje, não estou trabalhando, não fico andando muito, na primeira semana vc tem que ficar o dia todo deitado ou sentado, andava o mínimo possível, na segunda semana já era recomendado fazer pequenas caminhadas em casa. Conheci algumas pessoas na fisioterapia que tiveram dificuldades na recuperação, outras que tiveram que fazer outra cirurgia para corrigir algo da primeira,  mas porque dizem que não conseguem ficar paradas o dia todo. Eu também achei isso horrível, o pior de tudo é ter que passar os dias na inatividade.
Eu li muitos livros, passava quase o dia todo no sofá, colocando gelo, lendo, vendo tv, e sempre evitando mexer a perna.
Minha esposa me ajudou muito nesse processo, assim como me ajuda até hoje em tudo. Deixava jarra com água do meu lado, trazia as coisas pra mim etc. Tem que ser assim, senão corre o risco de lesionar o local e ter que repetir a cirurgia.

Eu só saía de casa para fisioterapia. No meu caso descia o elevador até a garagem, e de lá andava 10m até o Taxi que me deixava na porta da fisio e trazia depois para a garagem, sempre me movendo devagar e com cuidado.
Com 15 dias tirei os pontos. 9 pontos no total. Foram 2 furos pequenos, para passar a câmera e pinça,  4 pequenos cortes, dos quais levei 1 ponto em 3 deles e 2 pontos em um lateral, na área da patela, onde  foi retirado uma pequena do ligamento, para ser enxertado no lugar do LCA, foram 4 pontos). Na fisioterapia fui orientado a retirar uma das muletas, para começar a por peso na perna, aos poucos.
Passados 30 dias da cirurgia a perna está começando a desinchar quase que na totalidade, já começa a ter mobilidade e já treinamos andar sem as muletas. Eu comecei a fazer hidroterapia, ajuda a soltar mais a perna, melhorando os inchaços e dando força muscular, pois a perna fica um pouco atrofiada.
Hoje, 60 dias após a cirurgia, ainda fazendo fisio, já se passaram mais de 35 sessões e um mês de hidroterapia. A perna já está quase toda desinchada, a marca dos pontos já vai sumindo, consigo andar pra todo lado, não abusando muito senão a noite dói um pouco a perna.

A recuperação de cada um varia de acordo com suas condições físicas, assim me foi explicado. No Núcleo de ortopedia onde me operei e fiz todo o trabalho de recuperação, eles operam atletas também, meu cirurgião, dr. Roberto Maranhas é o médico do time principal de Juiz de Fora, o Tupy. Ele me disse que jogador de futebol volta a jogar bola com 30 a 40 dias, porque são pessoas que possuem um excelente condicionamento físico. Eu sou um engenheiro que trabalha sentado parte do dia. Não estava fazendo nenhuma atividade física há um bom tempo.

A minha previsão de alta estava estimada para ser em 90 dias, isso para estar liberado para atividades mais cotidianas: dirigir, subir escadas ou rampas, ficar no escritório trabalhando sentado. Para outras atividades mais pesadas como, subir ou descer terrenos acidentados e íngremes, que fazia parte do meu trabalho, somente com 4 meses de tratamento. Na última consulta o médico liberou para serviços burocráticos, sem exagerar, pois, relatei que nos últimos dias fiquei algumas horas sentado na frente do notebook, para resolver umas coisas do trabalho, e senti dores no joelho. Falei com o médico e ele me disse que é normal, a cada semana que passa vamos melhorando aos poucos, lembrando que ainda existe um processo de cicatrização interno, e esse é mais demorado.

Para voltar a jogar bola ou coisas do tipo, só mesmo com 6 meses. Após o 4º mês a orientação é fazer um trabalho de musculação, para fortalecer a região da coxa e joelho. Acredito que daqui a uns 30 dias já posso voltar a trabalhar, tendo o cuidado de evitar grandes esforços e sempre colocar gelo se sentir dor. Mas, como tenho férias vencidas, 3 anos, acredito que não devo retornar ao trabalho esse ano de 2011, o que será muito bom para minha recuperação plena.

Quem realmente precisar operar, o jeito é encarar esse desafio com planejamento. Não adianta querer ficar fazendo muitas coisas logo após a intervenção, pois pode piorar a recuperação. Fisioterapia é chato pra caramba, mas não tem jeito, tem que fazer mesmo, todo dia sem faltar.
Gelo na perna, no início incomoda muito. Coloca um pano, põe um saco para não ficar molhando tudo, mas é o melhor remédio para dor e inflamação, depois de um tempo passa a acostumar com ele, tem que colocar 3 vezes ao dia, todo dia. É dureza, mas é bom estar avisado que com disciplina e paciência vai dando pra levar os dias e pode se recuperar mais rápido que eu.

Espero ter ajudado àqueles que estejam com dúvidas sobre o procedimento.
Boa sorte !

18 comentários:

Vanessa disse...

Olá, passei para agradecer seu post. Passei por uma cirurgia semelhante à sua ha uma semana e estou ansiosa pela fisioterapia. Me tranquilizou demais. Boa noite.

Vanessa disse...

Olá, passei para agradecer seu post. Passei por uma cirurgia semelhante à sua ha uma semana e estou ansiosa pela fisioterapia. Me tranquilizou demais. Boa noite.

Fernando F Almofrey disse...

Vanessa, fico feliz que tenha ajudado de alguma forma, minha única intenção nesse blog é essa mesma. Atualmente meu trabalho e outros projetos de vida me tomam demais meu tempo, então pouco venho aqui.
Obrigado pelo comentário.

Daniel disse...

Tô com 16 dias que fiz a cirurgia de lca e menisco e minha dúvida é se posso dormir de lado?

Unknown disse...

Hoje tem tem 15 Dias que fiz a minha tiro os ponto hj é tudo que descreveu no texto é o que realmente acontece em relação as dores, minha cirurgia foi Menisco é Lca estou fazendo fisioterapia esse texto Vai ajuda muitas pessoas que tem medo de fazer a cirurgia ou ate duvidas. Parabens

Unknown disse...

Oii. Vou fazer a cirurgia do LCA e menisco amanha e estou com bastante medo. Seu post me deu um norte de como serao os próximos dias e assim me preparar psicologicamente. Gostaria de saber após varios anos, se você ainda sente dor ou algo estranho no joelho.

Fernando F Almofrey disse...

Rosana e demais que postaram, só agora estou olhando os comentários.
Hoje estou com mais de 6 anos que fiz a cirurgia, não sinto nenhum dor, nada estranho no joelho e até joguei bola, mesmo que apenas uns toques na praia.
O joelho fica mais firme que o ligamento original, mas não quer dizer que você não venha a sentir, em algum momento da vida, uma fisgada ou um leve desconforto após um movimento brusco ou logo ao acordar.
Eu nunca mais tive tempo de me manter ativo, fazendo esportes ou atividade física regular.
Engordei muito nos últimos anos, nada a ver com a cirurgia, e de 6 meses pra cá comecei uma reeducação alimentar, faço caminhadas todos os dias, perdi quase 20 kg e o joelho operado nunca apresentou nenhum problema.

No total eu fiz uns 4 meses de fisioterapia associado a hidroginástica (2 meses finais). Após esse período entrei na musculação apenas fazendo trabalhos de fortalecimento da musculatura da perna, apenas por garantia. Mas depois de 1 ano abandonei academia, acho um saco fazer musculação. Hoje quero perder mais alguns quilos para poder fazer artes marciais ou mesmo dança de salão, ou algo mais animado.
Boa sorte a todos e boa recuperação.

Boa sorte a todos e boa recuperação.

Unknown disse...

Primeiramente gostaria de agradecer por toda explicação. Muito obrigado por dispor um tempo para descrever em detalhes a raliddr da cirurgia é como se da o pós-operatório.
Fiz a mesma cirurgia à 27 dias e estou na fase da fisioterapia, e tem que ser com paciência :)
Fico feliz em saber que depois dos 6 meses (em geral) podemos voltar as atividades esportivas.
Abraço meu caro.

Cristiana Trindade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristiana Trindade disse...

Nossa?! Como é bom ler o depoimento de pessoas que paaspass o mesmo que nos.
Fiz minha cirurgia da reconstrução do LCA com enxerto e colocação de dois parafusos em 23/01/2019, hoje fazem quase 8 dias de operada, em virtude do horário, rs.
Estou muito agitada e ansiosa.
Semana que vem retornarei no ortopedista (14 dias). Louca para fazer fisioterapia e hidroterapia.
Sei que preciso vivenciar cada etapa, mas tem sido difícil pois me sinto muito dependente em virtude do pós-cirúrgico, mesmo sendo uma pessoa tão independente e ativa. Confesso que isso incomoda muito.
E, infelizmente não estou tendo sossego para me prender a leituras ou até mesmo assistir filmes e séries que tanto gosto. Fase difícil viu!!!
Contudo agradeço por compartilhar sua experiência.
Abraços

Cristiana Trindade disse...

Sinto dormência na perna no local onde foi cortado para tirar o enxerto. Isso é normal. As vezes sinto também uma sensação de queimação.
E tipo uma repuxada acima da panturrilha, atrás das dobras do joelho.
Vc sentiu sintomas semelhantes?

Unknown disse...

Eu sinto isso também é normal

Fernando F Almofrey disse...

Cristiana, tudo bom contigo?
Uma boa recuperação para VOCê.
Sim, passei meses com essa dormência e é normal. Ele diminuiu muito com o passar do tempo, hoje tenho total sensibilidade na perna, a cicatriz é mínima, e não sinto nenhuma queimação.
Contudo, é bom que você volte no seu médico e relate esses sintomas, apenas por precaução.
Essa repuxada é normal. Porém vocÊ precisa se dedicar 100% na fisioterapia, isso vai garantir que seu joelho tenha toda a mobilidade normal do corpo.
Depois de alguns meses os sintomas não me incomodavam mais, nem sei quando eles pararam completamente. Mas segue esses passos: Faça todo o período de fisioterapia que lhe orientarem a fazer. Se der, faz uma hidroterapia, quando estiver mais recuperada, ou faz pilates para fortalecer a musculatura.
Hoje estou fazendo pilates e caminhadas, mantenho o peso controlado e não sinto nada no joelho.

boa sorte!

Andrey disse...

Belo relato, descreve realmente todas as etapas de uma cirurgia de LCA. Hoje 25/02/2019 faço 5 dias de cirurgias (só LCA) comecei a fisioterapia no dia seguinte à cirurgia, já estou ganhando arco na perna e consigo ir ao banheiro com muletas. A fisioterapia é muito importante.

Unknown disse...

Bacana estar lendo seus comentários, primo. Operei na data de ontem e estou iniciando alguns pequenos movimentos em busca de uma melhor fisioterapia, pois não vejo a boa de retornar aos gramados para os torneio de família defendendo os Almonfrey em Alfredo Chaves. Abraços.

Yohei Sushi disse...

Terceiro dia após a cirurgia e não estou conseguindo dormir direito, é muita dor e inchaço. Estava assustado em relação ao inchaço, mas lendo o seu depoimento to vendo que vai continuar por um bom tempo. Ainda não retornei ao médico, apenas após 10 dias. Mas tive que entrar em contato com ele, pois havia receitado apenas um remédio(tramadol), mas não surtiu efeito e a dor constante esta me atrapalhando muito. Então ele receitou outros 3 remédios (anaflex, cetoprofeno e pantanazol), ou seja, mais 2 para dor e 1 para proteger o estomago. Mas confesso que no meu caso ainda continuo sentindo muita dor. Tanto que recorri a internet para ver se havia modos de como conseguir dormir melhor, devido a dor intensa e as milhões de formas de tentar dormir sem cansar o corpo ou sentir mais dor. Realmente já tentei de tudo, matas estes 3 primeiros dias estão sendo muito dolorosos. Confesso que ficar um dia apenas no hospital foi pouco, lá estava me sentindo muito melhor. Logo após a cirurgia que aconteceu por volta das 15h30m, que acabou em pouco mais de 2 horas, acordei no quarto por volta das 19h, com 1 bolsa de massagem em cada perna que ia do começo do pé ate um pouco antes do joelho(Nao sei o nome delas mas servia como massageador e ajudava manter a circulação do sangue já que ambas as pernas estavam muito dormentes e essas bolsas ficavam contraindo e soltando a musculatura de 1min a 1min, muito parecido quando você tira a pressão no braço) e uma segunda bolsa que envolvia todo o joelho operado, no meu caso também o esquerdo, onde a enfermeira colocava agua com gelo dentro dela e ela se espalhava por todo o joelho, creio que de 5h em 5h. Penso eu que 3 dias no hospital com esse tipo de tratamento conseguiria dormir muito melhor e também me sentiria mais confiante na volta pra casa. Torço muito que as coisas melhorem daqui pra frente, pois a dor que estou sentindo esta insuportável a ponto de Nao conseguir dormir direito. A todos que se submeterem a este tipo de cirurgia desejo sucesso na recuperação que como todos sabem é longa e dolorosa, devido a fisioterapia e academia que teremos que encarar daqui pra frente e também desejo muito menas dor que estou sentindo. Boa sorte e boa recuperacao a todos

Cristiana Trindade disse...

Olá pessoal, boa noite!

Hoje faz exatos seis meses da minha cirurgia de reconstrução do LCA no joelho esquerdo.
Graças a Deus muito do incômodos passaram, em maio o ortopedista me liberou para fazer hidroginástica. Ainda continuo com uma leve dormência na lateral da perna. Semana que vem volto para o retorno com o ortopedista, é bem provável que ele me libere para realizar musculação. No mais sigo sem dores ou problemas. Boa sorte e recuperação a todos vocês. Abraços...

Fernando F Almofrey disse...

Em poucos meses completo 10 anos da cirurgia de reconstrução do LCA lado esquerdo. Como já deixei vários relatos ao longo do ano, pouco tenho a acrescentar, senão dizer que meu joelho realmente ficou muito bom.

Ao longo dos anos engordei muito, em 2017 estava pesando 125kg, mesmo assim o joelho não dói, não sinto absolutamente nada de anormal e consigo fazer todos os movimentos, sem nenhuma restrição, que era meu maior medo. Embora, o segredo de tudo isso é a fisioterapia pós cirurgia. Graças a Deus estava empregado quando aconteceu o problema, com carteira assinada com todos os direitos garantidos, fiquei recebendo salário do SUS e minha empresa foi muito correta e seguiu pagando meus benefícios e custeando qualquer despesa extra que tive, então graças a tudo isso, e a Deus, tive uma boa recuperação.

Fiz dieta e perdi peso, com essa pandemia de Covid 19 voltei a engordar, mas estou mantendo um peso mais baixo e assim que der pretendo voltar a emagrecer e seguir a vida. Não me arrependo de nada e lendo os últimos comentários que foram postados, vejo que tem pessoas que estão sentido dor com 5 ou mais dias da cirurgia, confesso que não lembro mais de tantos detalhes, sei apenas que 24 horas depois da cirurgia dói pra caramba. Em uma escala de dor posso dizer que foi uma das piores que senti, daria nota 10. Embora o médico não passou Tramadol nem qualquer analgésico forte. Um colega no trabalho fez essa mesma cirurgia e o médico dele passou uns bem pesados, e ele tomou por quase 15 dias.
Dois anos depois ele está ótimo, jogando bola, não sente mais nada e ficou 100% recuperado.

O recado que dou: Se rompeu ligamento mesmo, então faça cirurgia. Não deixe pra depois. Se prepara psicologicamente, tenha certeza que vc pode ficar parado (profissionalmente) ao menos por uns 20 a 30 dias, para que você possa se dedicar bem à recuperação. Esse colega do trabalho pegou atestado, mas ficou afastado apenas 15 dias, não quis entrar pelo SUS, cada um sabe de si. A vantagem dele é que era jovem, 27 anos, praticava muito exercício físico, então este perfil de pessoas se recuperam bem mais rápido(meu médico disse isso na época).

Boa recuperação a todos que estejam lendo isso em qualquer época do ano, fico muito feliz que tenha ajudado tanta gente que postou aqui e outros que entraram em contato comigo agradecendo. Em 2011 não achei quase nada sobre o assunto e fiz a cirurgia bem "no escuro", sem caber muito o que iria acontecer, confiando apenas no cirurgião. Hoje ninguém mais lê blogs nem coisas escritas, a moda é YT, vídeos ou TT, com seus 140 caracteres.

Desejo felicidades a todos, isolamento social para quem pode fazer e saúde!