quarta-feira, agosto 03, 2011

Etanol ou Gasolina? Como escolher


Retirado do site Motor Club -
Um comentário que faço é quanto à questão de segurança no abastecimento.
Evitar abastecer o carro nos finais de semana, pois existem donos de postos inescrupulosos que colocam combustível adulterado na sexta a noite, pois não existe fiscalização nos finais de semana. Outra dica é escolher um posto de preferencia e abastecer sempre nele, se possível pedindo sempre nota fiscal, pois se houver algum problema com a qualidade do combustível, dá para provar que foi adquirido naquele local específico.
Já ouvi dizer também que abastecer pela manhã, com o sol fraco é melhor que no final do dia, devido a diferença de temperatura no combustível, daí a bomba pode registrar alguns ml a mais, porém não sei se é verdade. Usar Álcool, preferencialmente, em regiões planas e de clima mais quente, gasolina em climas mais frios e regiões com um relevo bem acidentado, com muitas ladeiras e morros. Dizem que para viagens longas, na estrada, o ideal é o etanol, no trânsito pesado das cidades gasolina

Enfim, calibrar sempre os pneus, eu sempre coloco 2 lbs a mais que o especificado, quando na estrada dar preferencia usar ar condicionado ou pelo menos andar com os vidros fechados, não acelerar tanto e trocar as marchas de preferencia com 2.500 rpm. Entre outras coisas o consumo varia de motorista pra motorista. A seguir a fórmula de medir o que é realmente vantajoso, gasolina ou etanol.

A leitura desse texto demora uns 5 minutos, mas vale a pena ler com calma e testar esse método de consumo de combustível.

Consumo-km/l - Importante Saber ou uma Armadilha ?
Texto: Deró*

Em todas as áreas temos mitos difíceis de quebrar, no mundo automotivo não é diferente, por todo lado vemos a mídia "especializada" divulgar a panacéia do percentual de corte em 70% na relação de custo gasolina x álcool, como referência para uso de um ou outro combustível, bem como apontar o km/l como algo absoluto, a verdade é que esses valores estão anos luz longe da realidade, longe do que realmente interessa ao motorista: a economia real.

Aqui proponho uma "revolução" na cultura do Km/l, ao invés de usar este cálculo complicado e enganoso, proponho usarmos o R$/Km, assim em uma simples conta se fica sabendo qual combustível é ou não mais vantajoso. Dai vão pensar: "mas eu já faço isso usando o km/L", sim meu amigo, mas o km/l infelizmente não te diz se seu dinheiro está ou não sendo bem aproveitado, ele só diz se o combustível está sendo bem aproveitado pelo motor e não te diz se esse resultado é ou não mais barato para você, mas o R$/Km diz pois o resultado é em dinheiro, em centavos de Real, coisa que todos entendemos, e muito bem.

A pergunta que sempre me fiz foi: toda a mídia "especializada" faltou as aulas de matemática ou o Km/l é um daqueles casos de arredondamento grosseiro ? creio que nem uma coisa, nem outra. Esse parece ser mais um caso de vácuo lógico, de uma meia verdade tão repetida que sequer nos demos o direito de checar a informação, a tomamos como absoluta sem pensarmos a respeito.

Embora o consumo aponte vantagem da gasolina quando usamos o cálculo km/l, ou que a diferença entre eles seja maior que 70%, do ponto de vista financeiro nem sempre é vantajoso usar gasolina. Propomos aqui uma terceira via, outro método igualmente simples de calcular, embora mais preciso que os outros dois, o método dinheiro / km, conhecido como custo do km rodado.

Imagem

A conta correta para apontar o combustível mais vantajoso depende não só da diferença de valor entre combustíveis, nem do valor km/l como aponta a mídia "especializada", mas também:
1 - do clima da região onde o carro circula - o carro abastecido com álcool tende a ter ótimo consumo em lugares com clima mais quente, o inverso também é verdadeiro;
2 - da geografia da região - se a região for montanhosa abastecer com álcool não costuma ser vantajoso, haja vista que o álcool tem menor poder calorífico que a gasolina e nessas situações limite essa característica ruim se pontencialize;
3 - de como cada carro se comporta com cada combustível - algumas características de engenharia do motor, do setup fino da eletrônica costumam beneficiar um ou outro combustível, isso interfere na resposta/condução do motorista e consequentemente no consumo.

O cálculo do método do custo do km rodado - R$/Km
Como o exposto a forma fácil de se chegar no valor mais vantajoso é:
a - encher o tanque, anotar a km, rodar, encher novamente, anotar quanto gastou e quantos km andou e por fim fazer a conta do km rodado (dinheiro/km),
b - faça isso com cada combustível e com a mistura de ambos em diferentes concentrações,
c - apure então o valor do km rodado com todas as combinações, o menor valor de km rodado é o mais vantajoso para o seu carro, na sua forma de condução, no seu clima, na geografia da sua região.


Note que assim não é necessário saber se na bomba qual combustível é mais vantajoso, se estão ou não a 70% de diferença o valor de ambos, se o carro faz x ou y km/l, NÃO faz diferença, o que importa é o valor em dinheiro do Km rodado, esses sim sai do seu bolso e faz diferença, o resto é questão técnica adjacente que nem sempre ajuda o motorista comum.

Para este método dar certo é necessário esquecer o valor puro e simples do combustível na bomba, bem como esquecer o valor puro e simples do consumo km/l, eles tendem a ser enganosos, principalmente combustível de promoção que ou é velho, ou é batizado, o que piora exponencialmente o consumo.
Problema do método dos 70%
Cada carro tem sua característica, cada clima e a geografia de cada regição faz com que o consumo do carro responda direferentemente a essas situações, assim carros iguais se comportam diferentes quando se muda clima e geografia, o método dos 70% de diferença de preço entre álcool e gasolina é no mínimo impreciso pois não pensa essas variações. Podemos ter um caso onde o preço na bomba entre álcool e gasolina tenha diferença maior que os 70%, mas mesmo assim seja preferível usar o combustível mais caro pois o consumo por km rodado com ele é mais econômico, neste caso o carro pode ter eficiência ruim ao usar álcool (baixa taxa, injeção eletrônica defasada, manutenção inadequada). No sul do Brasil estando o álcool dentro do custo dos "70%" do valor da gasolina isso pode induzir qualquer dono a usar álcool, mas a temperatura baixa do inverno faz o carro gastar muito, então fica sempre a dúvida de qual combustível é ou não melhor, neste caso o método dos 70% é inútil para responder esta dúvida.


Problema do método km/l
Neste caso o problema é que muitas vezes usando este método nos pegamos em situação na qual mesmo o valor apontando a favor da gasolina, o que em tese seria mais vantajoso usá-la, usando o método dinheiro/km o resultado aponta que o álcool sai mais barato por km rodado que a gasolina, neste caso o carro tem boa eficiência com álcool ( alta taxa, injeção eletrônica mais moderna, etc), a diferença de consumo entre álcool e gasolina é menor que a diferença de preço entre ambos os combustíveis. O Km/L indica eficiência de um motor com determinado combustível, é um dado bom para a compra do carro, bem como para saber se é ou não hora de fazer manutenção no veículo, mas é um dado que não responde as dúvidas quando se trata de decidir na bomba qual combustível usar.

Vantagem do método dinheiro/km
Este método anula o problema dos dois anteriores já que analisa pura e simplesmente o que nos interessa que é o menor valor possível que se gasta para rodar cada km, e este valor é absoluto pois nele estão englobadas todas as variantes.

Desta forma temos uma maneira de sintetizar todas as variantes em um só cálculo, simples e preciso, de modo que cada carro terá em sua região de uso um valor de custo específico para cada km rodado com dado combustível, assim o motorista poderá optar conscientemente por determinado combustível, não mais sendo induzido a erro nem por valores de km/l, nem por meros valores de preços de combustível na bomba, nem pela mídia dita especializada.

Vou fazer uma projeção como exemplo.

supomos:

álcool - andou 200km, gastou 21L, pagou 40,95 (1,95 o L). Então a conta é 40,95/200= 0,20 centavos por km. - apesar de fazer 9,52km/l.

gasolina - andou 220km, gastou 18L, pagou 49,50 (2,75 o L) então a conta é 49,50/220= 0,22 centavos por km. - apesar de fazer 12,22 km/l.

mistura de ambos a 10% de gasolina, 90% de álcool- andou 210, gastou 20L, pagou 40,60 (18 de álcool a 1,95 + 2 de gasolina a 2,75). Então a conta é 40,60/210= 0,19 centavos por km. - apesar de fazer 10,5km/l.

No exemplo acima o combustível mais vantajoso (em dinheiro) para o carro hipotético é a mistura de ambos os combustíveis a 10% de gasolina.

O que é interessante é que se fóssemos medir pura e simplesmente o km/l teríamos a certeza de usar gasolina, pois foi o maior alcance em km dos 3, com a menor quantidade de combustível dos 3, muitos donos iludidos com o km/l caem nessa armadilha, afinal são 12,22 km/l na gasolina, número enganoso, técnica enganosa.

Quando fazemos a conta do dinheiro por km a gasolina ficou em último lugar dos 3, vemos que o custo do km rodado é melhor no mix álcool+gasolina (0,19 centavos por km), depois no álcool puro (0,20 centavos por km), em em último na gasolina (0,22 centavos por km). No fim mesmo o que importa é quanto gastamos por cada km rodado e não o consumo em sí.
O bom do método do centavos por Km rodado é que o motorista que tem carro FLEX não precisa saber nada sobre consumo, economia, nem muito menos acreditar na tal da conta do preço do álcool ser ou não 70% inferior ao da gasolina-conceito enganoso e tosco, basta dividir quanto pagou para encher o tanque por quantos km andou, o resultado é o tal centavos por km, este método para carros flex é ótimo pois funciona para álcool e gasolina. Dai quanto menos se gastar por km este é o combustível ideal para o carro.

5 comentários:

Roberto disse...

Excelente Aplicativo para android que faz o cálculo da melhor opção de abastecimento: https://market.android.com/details?id=br.com.gasoleta

Unknown disse...

Parabéns. Ótimas dicas.

Unknown disse...

Parabéns. Ótimas dicas.

Renato disse...

Excelente

psicoplopes.blogspot.com disse...

O carro flex queima os dois combustíveis ao mesmo tempo? Ou queima primeiro e depois o outro?
Quem é mais pesado, álcool ou gasolina?
sepol.net@ Gmail.com