quinta-feira, setembro 28, 2006

Bom Dia Brasil - rede globo

No programa Bom Dia Brasil, da Globo, a cada dia, entrevistam um candidato
à Presidência da República.
Tenho visto todos e hoje foi a vez do Lula.
Para quem não viu, os entrevistadores eram Alexandre Garcia, Mirian Leitão,
Renato Machado e Renata Vasconcelos.

Durante 20 minutos bombardearam o Lula sobre o dossiê e o Lula foi
respondendo, dizendo sempre que quer a apuração real e total dos fatos e
que nunca fez nem fará uso dessa execrável prática. Relembrou o dossiê
preparado contra ele, Lula, pelo Collor etc. E afirmou que recusou usar
dossiês, como o do escândalo das Ilhas Caimãs, que seria contra o FHC e sua
turma.

Fico imaginando os jornalistas combinando como fariam as perguntas.
O primeiro acerto deles, com certeza, é chamar o Lula de candidato, e não
de presidente. E assim foi feito. Todas as perguntas começavam sempre:
"Candidato, como o senhor explica a origem do dinheiro desse dossiê....
Candidato, por que o delegado não deixou filmar o dinheiro apreendido..."
Claro, a esta última o Lula, ironicamente, respondeu ao "ilustre
jornalista": "Ora, pergunte ao delegado. Eu sou o presidente da República.

Agora, vem a melhor. Ao final, o aviso que o tempo de 20 minutos havia
terminado e que ele tinha apenas 30 segundos de tolerância para se
despedir.
Ao que o Lula respondeu: "Ora, eu não usei meu tempo ainda. Fui convidado
para responder sobre meu programa de Governo e nada me foi perguntado sobre
isso" Fecham-se os panos!

Se as câmeras ainda pudessem focar as caras dos quatro notáveis jornalistas
se veria a cara de tacho dos mesmos. Como dizia minha saudosa vó: "Tomou,
papudo!"

Para os demais candidatos entrevistados antes no programa os tais
jornalistas perguntaram sempre sobre o programa de governo. E ao Lula,
apesar de só o tratarem de candidato, não fizeram UMA ÚNICA pergunta sobre
programa de Governo. Que triste!

Como jornalista, confesso que fiquei envergonhado. Mas, como brasileiro e
cidadão, como alguém que aos 18 anos tinha apenas a 4ª série do antigo
primário, senti um tremendo orgulho. Nem sempre quem tem estudos e fala
bonito, faz bonito.

Depois dessa, sinceramente, se eu fosse o Cristovam, o Alckmin ou Heloisa
Helena, votava no Lula.

É a Globo fazendo lavegem cerebral nos brasileiros. É Ela a única
interessada na eleição do tucano para ser beneficiada com a política dos
burgueses.

VIVA LULA E O POVO BRASILEIRO.

Nenhum comentário: