quinta-feira, janeiro 11, 2007

País alcança a meta de formar 10 mil doutores por ano

Pós-graduação
País alcança a meta de formar 10 mil doutores por ano: Portal MEC

O número de pessoal altamente qualificado, formado pelo Brasil, com títulos
de doutor e mestre, jamais foi tão elevado. Pela primeira vez na história,
atingiu-se a meta de formar dez mil doutores e 40 mil
mestres por ano. Os dados, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de
Nível Superior (Capes/MEC), demonstram ainda que existem 2.400 brasileiros,
com bolsas de estudos da agência, distribuídos em
mais de 30 países, para realizar intercâmbio e aperfeiçoamento
profissional. Em 2006, 10.868 bolsistas de doutorado e 15.646 de mestrado
contaram com o apoio da Capes, o que representa um aumento de
33% e de 32%, respectivamente, sobre os números de 2001.

Como conseqüência direta desse aumento, tem-se uma maior capacidade de
produção científica. Estima-se que, a longo ou médio prazo, o aumento do
número de doutores possa trazer maior desenvolvimento e riqueza para o
País. A intenção é que a ampliação da pós-graduação e a formação de pessoal
qualificado também tragam maior qualidade para a educação brasileira, já
que muitos desses mestres e doutores tornam-se educadores. Uma das metas
estabelecidas pelo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2005-2010),
documento que integra o Plano de Governo do presidente Lula, é a formação
de 16 mil doutores/ano a partir de 2010.

A pós-graduação brasileira já pode ostentar no currículo o apoio a outros
países. A implantação da primeira universidade pública de Cabo Verde
(África) contou com consultoria técnica e planejamento de especialistas da
Capes. A instituição cabo-verdiana seguirá os padrões brasileiros de
instituições públicas de ensino superior.

Ensino básico - A experiência da Capes na avaliação dos cursos de
pós-graduação poderá trazer, a partir de 2007, uma maior qualificação
também para o ensino básico. O Ministério da Educação apresentou uma
exposição de motivos, já aceita pelo presidente da República, que atribui à
agência a responsabilidade pela qualificação dos professores do ensino
básico. O projeto de lei foi encaminhado ao Congresso
Nacional.

É a primeira vez que o governo federal assume a responsabilidade pela
qualificação de professores do setor, já que a Constituição Federal
estabelece que essa missão deve ser dos estados e municípios. Se o
projeto for aprovado, a Capes deve manter suas atribuições atuais e
agregar ainda as atividades de qualificação, avaliação e fomento dos
processos de formação de professores do ensino básico.

(Ana Guimarães Rosa, com informações da Assessoria de Comunicação Social da
Capes)

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