Tirando algumas funções visuais novas, sem nada revolucionário e o novo Internet Explorer, que está disponível pra download, de graça, a partir de hoje, acho que essa vista não vai emplacar não.
Microsoft lança Windows Vista e Office 2007 para empresas
da France Presse, em Nova York
A Microsoft lança nesta quinta-feira para as empresas as novas versões de seus dois principais produtos: o Windows Vista, novo sistema operacional para computadores pessoais, e o Office 2007. O duplo lançamento é crucial para a líder mundial de softwares. Os usuários privados deverão esperar até o dia 30 de janeiro para ter acesso a esses programas.
As versões do Windows e do Office representam 90% de seus lucros e dois terços de suas vendas. Em 10 anos, esta é a primeira vez que o grupo lança simultaneamente as atualizações de seus dois produtos-chave.
O presidente da Microsoft, Steve Ballmer, viajará na quinta-feira a Nova York para apresentar seus produtos solenemente. Um enorme mercado está em jogo, já que mais de 90% dos cerca de 900 milhões de PCs do mundo utilizam alguma versão do Windows.
O êxito dos programas é um desafio para a Microsoft. Recentemente, o Google ofereceu na internet programas similares e gratuitos, financiados pela publicidade. Distribuidores de programas "livres" (com código público) também têm oferecido seus produtos gratuitamente.
A concorrência é tão forte que a Microsoft lançou em meados de novembro versões limitadas na internet, e gratuitas, de seu programa Office, em uma aliança com o grupo Novell --um dos principais distribuidores do sistema operacional "livre" Linux, seu principal rival.
A Microsoft investiu cinco anos para produzir sua nova versão do Windows, que substituirá o Windows XP, presente em 70% dos computadores mundiais. A empresa também demorou quatro anos para modernizar o Office, que inclui o processador de texto Word, a planilha Excel e o programa de apresentações PowerPoint.
O Windows Vista inclui várias novas funções, baseadas nas últimas descobertas informáticas, mas nenhuma realmente revolucionária. Entre elas, um novo aspecto gráfico com janelas transparentes, batizado de Windows Aero, e uma nova versão do navegador Internet Explorer, que permite múltiplas buscas paralelas na internet a partir de uma mesma janela. Há também a possibilidade de que pais controlem a navegação na internet de seus filhos, entre outras novidades. O software também traz funções melhoradas de busca interna no PC e um software mais sofisticado de leitura de música e vídeo (Windows Media Center).
O Vista incorpora o Windows Tablet PC, que permite usar uma tela tátil ao invés do teclado, uma agenda interativa, a possibilidade de dar ordens ao computador através da voz, um sistema mais aperfeiçoado contra ataques de hackers e de software espião, e um programa de cópia e gravação de DVDs e de montagem de vídeos. As novidades mais ousadas, como o Aero, estão reservadas para as versões "premium", mais caras.
O Office 2007 inclui um novo gráfico: o "Ribbon" (fita), que reúne os ícones mais adaptados ao documento em uso para evitar que os usuários se percam em meio aos 1.500 comandos existentes --muitos, inexistentes na versão anterior, o Office 2003.
O Windows Vista será vendido mediante uma pré-instalação na maioria dos novos computadores ou através de programas de atualização. O grupo esperava lançar o Vista no início de 2006, mas teve de adiar o lançamento para janeiro de 2007, perdendo as vendas de Natal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário