domingo, outubro 15, 2006

Sobre viagens, demagogia e aviões.

Sobre viagens, demagogia e aviões.

Matéria do jornal OGlobo (para usuários cadastrados), hoje, com balanço do
debate, informa que “o Airbus Corporate Jetliner comprado pelo governo
federal para viagens internacionais do presidente da República, conhecido
como Aerolula, estava previsto para ser adquirido no plano de
reaparelhamento da Força Aérea Brasileira (FAB) aprovado pelo Congresso em
julho de 2000, no governo Fernando Henrique Cardoso. O avião custou R$ 167
milhões e foi pago com dinheiro do orçamento da FAB.

O Airbus pertence à Aeronáutica e não à Presidência da República e permite
ao presidente despachar de seu interior. O brigadeiro Francisco Joseli
Parente Camelo, coordenador das viagens internacionais da Presidência da
República, disse que a compra do Airbus foi um excelente negócio. Ele disse
que, entre fevereiro de 1999 e abril de 2001, o governo gastou US$ 5
milhões em aluguel de aviões para algumas viagens internacionais do então
presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).”

"Com a média do número de viagens de Fernando Henrique e do presidente
Lula, o que foi gasto com o novo avião vai estar pago em dez anos. Seu
tempo de vida útil é de 30 anos. Foi um negócio excelente. O avião não é do
Lula, é do Estado brasileiro”, disse o brigadeiro a OGlobo.

De acordo com a Folha de S.Paulo (para assinantes), se a bravata de
Alckmin, de vender o avião para construir cinco hospitais, for colocada em
prática, significa “criar uma despesa permanente com base em uma receita
transitória. Ainda que a venda do avião, que custou aos cofres públicos
cerca de R$ 125 milhões, seja suficiente para as obras (um hospital
inaugurado em agosto em Juiz de Fora custou R$ 37 milhões, mas há opções
mais baratas), faltariam recursos para manter posteriormente os hospitais
em funcionamento.

Além disso, os deslocamentos presidenciais poderiam ficar mais caros, a
longo prazo. Segundo dados da Aeronáutica, o aluguel de um avião privado
para o transporte do presidente no governo FHC custava US$ 12 mil por hora
voada, contra US$ 2.100 no uso do AeroLula.”

Suspeito que os tucanos, que tanto criticam Lula como se o avião tivesse
sido comprado para ele, e não para o Estado brasileiro, devem achar o
máximo o Air Force One, avião da Presidência da República dos Estados
Unidos. O que vocês acham?

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